Aprenda a limpar e tirar manchas de mármores e Granitos

N42_CleaningGranite1-575x383

APRENDA A LIMPAR E TIRAR MANCHAS DE MÁRMORES E GRANITOS
Mármore, granito e ardósia fazem parte da categoria de rochas naturais ‘blocadas’, ou seja, são retiradas em bloco de seu ambiente e, beneficiadas, possibilitam o uso em ornamentos ou revestimentos.

Quando utilizados em residências, estas matérias-primas ficam sujeitas a todo tipo de substância, o que acaba comprometendo sua vida útil e estética. Manchas e corrosão podem se instalar e a manutenção deve estar “na manga” para reverter o processo de desgaste.

Confira abaixo dicas de como fazer a manutenção dessas superfícies

O mármore é um material muito poroso e com alta capacidade de absorção. Por isso, seu uso é mais indicado em ambientes internos e com tráfego menos intenso.

O granito é mais resistente e menos poroso do que o mármore, mas também está sujeito aos mesmos tipos de manchas e indicações de limpeza. Por ser mais duro, é indicado para revestir pisos de ambientes externos e com grande circulação de pessoas.

Cuidados: O piso de mármore ou granito pode manchar facilmente ao entrar em contato com café, vinho, gorduras, latas, pregos, grampos de cabelo e madeira molhados, por exemplo. Não utilize água sanitária, solventes, sabão em pó, querosene, sapólio, ácido muriático ou qualquer outro produto corrosivo.

O mais indicado é procurar os fabricantes para entender melhor sobre as características do mármore ou granito que você tem em casa, pois eles podem ficar mais ou menos porosos de acordo com o clima da região onde estiverem instalados.

A limpeza diária dos pisos de mármore e granito deve ser feita com um esfregão ou pano umedecido em uma solução de água e detergente ou sabão neutro ou sabão de coco, após esse procedimento, enxágue com um pano molhado com água e torcido e termine secando com um pano macio.

Também é indicado varrer com vassoura macia e aspirar com frequência, pois o pó se fixa facilmente em suas superfícies porosas somente com a pressão das pessoas caminhando sobre o piso. Outra dica é encerar o piso após limpo e seco com cera líquida incolor. Use um pano macio para isso e, depois, uma flanela para dar brilho.

Como tirar manchas

Caso as manchas tenham atingido a profundidade de um milímetro, é possível lixar levemente a superfície para removê-la. No caso de fluidos derramados, o indicado é limpar com papel absorvente imediatamente.

Manchas Amareladas e Escuras: Essas são as mais comuns no mármore, especialmente causadas pelo contato com produtos como café, chá e ainda outros, para retirar este tipo de mancha.

Utilize uma solução de água misturada com vinagre numa proporção de meio para um. Por exemplo, uma xícara de água e meia de vinagre e com a ajuda de uma escovinha esfregue no local da mancha, deixe por alguns minutos, lave e seque com um pano limpo.

Manchas de Ferrugem: Estas manchas costumam aparecer em mármores e granitos brancos ou bem clarinhos e para que elas desapareçam de sua bancada o procedimento a ser feito é muito simples, basta pegar a metade de um limão grande e esfregar sobre a mancha, então passe um pano molhado para retirar o limão e outro pano seco.

Marcas de Queimadura: Estas marcas de queimaduras de cigarro que ficam no mármore, infelizmente, não têm jeito, somente os profissionais que fazem polimento podem consertar essas coisas.

Manchas de Café e Vinho: Estas podem ser facilmente removidas com uma solução simples que contenha 500 ml de água e três colheres de Bórax, que deve ser esfregada na mancha e depois basta enxaguar normalmente.

Manter o Brilho do Mármore: Para manter o brilho de peças e bancadas de mármore basta pegar uma boa quantidade de sal e esfregar no local com a ajuda de um pano úmido, então é só limpar com um pano.

Além dessa dica, há também outra, que combina uma solução de doze colheres de água e um copo de água oxigenada. É só esfregar isso no mármore, deixar um minutinho e lavar. Pronto, você terá de volta toda a beleza e brilho de seu mármore.

Manchas de Gordura: Para limpar estas incômodas e feias manchas o melhor é usar benzia ou um pouco de gasolina, esfregando o local afetado e logo depois lavar com água e sabão, enxaguar e secar com um pano limpo.

Manchas de Fruta: O procedimento para retirar estas manchas é bem comum e o produto usado pode ser encontrado em qualquer casa, um pouco de água sanitária e um pouco de amoníaco. Então, é só esfregar onde está a mancha, tomando cuidado com o cheiro e para não machucar as mãos, deixar agir por alguns minutos e logo lavar com água.

Manchas de Tinta: Basta umedecer o local das manchas com uma preparação de água oxigenada de 20 e um pouco de amoníaco. Depois é só retirar com pano seco.

Manchas em Granito

Muita gente diz que manchas de uva, vinho e muitas outras coloridas em granito branco não saem nunca, mas isto não é verdade.

Temos a dica certa para esses casos e é tão simples que muita gente pode nem acreditar. Pegue detergente líquido de coco, coloque sobre a mancha e deixe por algumas horas, depois é só passar um pano úmido e outro seco para voltar o brilho.
Pronto, toda sua preocupação foi embora e seu granito recobrou a cor natural.

lim
Quando for usar substâncias que sejam corrosivas, mesmo que seja caseiro, tome cuidado para não deixá-la por muito tempo em contato com o mármore, pois pode fazer um efeito contrário e não remover a mancha e sem criar algo maior ainda. Deixe as soluções por apenas alguns minutos sobre a peça e lave logo em seguida.

Fonte: Web

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *